Blogagem Coletiva { Consumo Consciente na Moda

Hi little girls! Quem aqui gosta de consumir moda, levanta a mão! Aposto que tem várias mãozinhas levantadas, mas o que eu venho propor na postagem de hoje é o consumo consciente! Isso mesmo, além do consumo consciente estar mega na moda, estou participando da Blogagem Coletiva proposta pelo Blog Tudo Orna, e o tema de hoje é justamente esse: Consumo Consciente na Moda!

Conhece aquele ditado: "Menos é Mais"? Pois então, ele se aplica perfeitamente aqui, pois é por essa via que temos que fazer a nossa cabecinha de consumistas enlouquecidas, porque vamos combinar, como é difícil controlar nossos impulsos consumistas diante de tantas tendências, de tantas novidades e opções de modelitos lançados no mercado fashion todos os dias, inclusive por nós blogueiras de moda, não é mesmo? Essa é uma tarefa nada fácil, mas é possível! Temos que trabalhar as nossas mentes para praticarmos a moda conscientemente, e isso não só contribuirá com o nosso planeta, como contribuirá com o nosso bolso! ;D

Mas vocês devem estar perguntado, por onde começo? Comece pelo mais simples, olhe pro seu guarda-roupa com mais carinho e menos comentários do tipo: "eu não tenho o que vestir!" Vou listar alguns passos importantes nesse processo, pois muito se fala, mas pouco se faz:

1. Organize-se: organize o seu guarda-roupa... separe por cores, tecidos, estação, modelos, etc, procure deixar as peças da estação mais à vista e guarde as que não são da estação... Final de ano é sempre uma boa época pra se fazer isso, então mãos à obra!
2. Desapegue: se desfaça das peças que você realmente não vai mais usar, DOE pra quem precisa, com certeza você vai fazer alguém feliz...
3. Separe: selecione as peças, sapatos, acessórios, que você gosta, mas não tem usado, e pense como encaixá-las nas tendências atuais.
4. Troque: se essas peças que você gosta, não te servem mais, ou realmente você não consegue encaixar nas tendências de hoje, troque com as amigas, ou em bazares de garagem - tem muitos por aí nas redes sociais.
5. Costumize: reinventar é um verbo que tbém tá mega na moda! Calças que viram shorts, casacos e jaquetas que viram coletes, vestidos que viram tops e saias, pinte e borde, afinal esse universo de costumização é imenso, viável e prático. Além disso, você vai ter peças únicas!
6. Foque: depois de tudo isso e mesmo assim você vai às compras, meu conselho é ir focada na peça tendência ou desejo, e só comprar ela, é assim que os homens compram! Pra nós mulheres, shopping é diversidade, pra eles é objetividade. Nos espelhemos neles!
7. Compre certo: pra isso você precisa identificar o seu estilo, seus gostos e seu corpo, depois compre de acordo com o seu bolso, idenfique as lojas certas pra você e sempre lembre do que você já tem no seu guarda-roupa, isso é importantíssimo, evita erros e desperdício.
8. Repita: em tempos de moda consciente, nada mais atual do que repetir roupitas em diferentes looks, é legal e divertido ver como temos peças flexíveis em nossos armários.
9. "Brecholize-se": os brechós sempres estão na moda, aqui você pode ir nas duas mãos, como consumidora ou como vendedora. Se você tem algumas peças clássicas, mas que não te servem mais, venda em brechós.
10. Valorize: dê a vez à marcas que usem tecidos ou materias sustentáveis, reciclados, hoje em dia elas vêm crescendo muito, valorize quem se preocupa com as causas do nosso planeta e não só com marketing!

Não basta se conscientizar, tem que praticar!

É isso aí girls, além de sermos consumistas conscientes na moda, temos que lembrar que essa consciência tem que ser abrangente, não adianta nos conscientizarmos na hora de comprar nossos modelitos, mas não nos conscientizarmos nas atividades mais básicas e corriqueiras do cotidiano, como escovar os dentes com a torneira fechada, não deixar as luzes acesas sem necessidade, não demorar horas no banho, separar o lixo, não jogar lixo na rua, entre várias outras atitudes conscientes que fazem total diferença no dia-a-dia e farão mais ainda no futuro do planeta!

Então vamos nos conscientizar e praticar essa conscientização, que só vem contribuir para um mundo melhor e sustentável! Conjugue esse verbo em todas as áreas da sua vida e se você tiver alguma ideia que vai nos ajudar nesse processo comunique aqui, participe da blogagem coletiva vc tbém deixando seu comentário, ok!  Quero saber a sua opinião! Beijos!

Comentários

  1. Post excelente, acho isso bem importante, consumir é algo muito bom, e pra algumas pessoas, essencial, mas nao podemos sucumbir... e temos alternativas!
    beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas